12 fevereiro 2010

O Jeep das Rondas da PM

No dia do RL2 foi exposto na Parada Marechal Carmona um jeep da Polícia Militar, Land Rover Modelo 1970, meio indispensável nas multiplas e algumas vezes agitadas rondas efectuadas, na época, muitas delas chamadas a resolver desacatos na via pública envolvendo militares (estava-se em plena época da guerra do Ultramar) e muitas vezes civis, cumprindo assim uma das suas missões, fazer cumprir a disciplina militar e ajudar a manter a ordem publica. As missões realizadas, sobretudo em Lisboa, falam por si, especialmente nas zonas mais problemáticas como o Intendente, o Bairro Alto e o Cais do Sodré, além as das patrulhas de vigilância a paióis e outras instalações militares cuja eficácia ficou bem demonstrada pela inexistência de qualquer incidente grave.
O Comando e a Secção de Manutenção do RL2 estão de parabéns pela qualidade da recuperação, que envolveu, certamente, um aturado trabalho de pesquisa.
Por onde andará um velhinho exemplar do jeep Willys tão usado pela PM no Ultramar?  Recriem as nossas memórias que são raízes do nosso Pátria.