14 abril 2010

Marechal António de Spínola


O Regimento de Cavalaria N.º 3 (RC 3) em parceria com a Câmara Municipal de Estremoz, Homenageou no dia 13 de Abril de 2010, o Marechal António de Spínola.
Esta homenagem pública, pretendeu assinalar os 100 anos do seu nascimento em Estremoz, em 11 de Abril de 1910, o comando da primeira unidade de Escalão Batalhão mobilizada no RC3 para a “Guerra do Ultramar”, o Grupo de Cavalaria 345 e lembrar o grande militar que foi o Marechal Spínola, durante o tempo em que serviu a Cavalaria, o Exército e as Forças Armadas.
Nas Cerimónias Militares, participaram forças de todas as Unidades de Cavalaria onde se integrou o RL2 com um Pelotão de Polícia do Exército e o Porta Guião do Regimento no Bloco de Estandartes.
Estiveram presentes várias altas individualidades militares e civis, que muito dignificaram o evento, destacando-se o Chefe do Estado-Maior do Exército General José Luís Pinto Ramalho, que presidiu às Comemorações.
Após a cerimónia militar destaca-se o desfraldar de uma lápide alusiva ao centenário, na casa onde nasceu e a inauguração de uma exposição temática alusiva à vida do Marechal.
O Marechal António de Spínola comandou o RL2 de 20 de Maio a 22 Novembro de 1961 no posto de Tenente-Coronel.
A Câmara Municipal de Lisboa, inaugurou, oficialmente uma Avenida,  o prolongamento da Av. E.U.A., com o seu nome.
RL2