09 março 2011

LANCEIROS GALOPAM a PONTE DE LIMA

18 DE MARÇO DE 2011 (6ª FEIRA) – 10h 30m

LANCEIROS GALOPAM

AO ALTO MINHO

Num cenário paradisíaco, esta nobre Vila de Ponte de Lima, carregada de granitos seculares de inquestionável encanto e majestosos trabalhos de cantaria, cujo Rio lhe deu parte do seu nome, vai ser o palco valioso do nosso próximo Encontro.

Utilizado como a mais importante via de comunicação da região até à construção das estradas reais, durante séculos o Rio Lima regou as terras que o bordejam, abastecendo de água o casario daquele frondoso vale e ainda servindo, actualmente, de refrescamento nas épocas de veraneio. Esta é a região demarcada do bom e afamado Vinho Verde (especialmente o tinto, servido na malga…), da lampreia e da truta mas, também, dos rojões e… das papas de serrabulho!!!

Ponte de Lima, local escolhido para o nosso próximo Encontro de Lanceiros, em 18 de Março (6ª Feira) é, também, a Vila mais antiga e florida de Portugal. E, que contrastes tão belos com as soberbas cantarias do granito da região!? Um passeio apeado pelo seu rico Centro Histórico faz-nos regressar ao seu grandioso e secular passado. E, é exactamente por aqui que iniciaremos e iremos descobrir um pouco da nossa história minhota, com a ajuda e as explicações do Dr. Tito Morais. Decerto, veremos, os principais monumentos e locais históricos da Vila mas, também, escutaremos algumas das lendas e histórias que…também as há, por essa Vila…!?

Mais tarde e de caminho para o almoço (Restaurante Açude), atravessaremos (a pé) a bonita Ponte Velha da Vila, cuja carta de foral lhe foi outorgada pela Rainha D. Teresa, em Março de 1125 observando, então, a beleza cénica do grandioso povoado, o suave deslizar das águas transparentes do Rio Lima num silêncio tranquilo e o soberbo enquadramento do local, com a Peneda/ Gerês em pano de fundo…!
Durante a refeição, bem típica e regional, ouviremos os acordes das concertinas e algumas “desgarradas minhotas” a convidar os Presentes para uma “desgarrada Lanceira” a que não faltará, por certo, algum atrevimento menos lustroso, do tipo “Quim Barreiros”, ou não…!!!??? Desta vez, faremos ainda uma nova experiência nestes Encontros, com a presença de alguns Artesãos locais que, durante a nossa presença no Restaurante, irão trabalhar e expor algumas das suas “artes” locais, tal como, o Palmito limiano… Inscreve-te para a Associação, até 15 de Março (3ª Feira), através do e-mail alanceiros@gmail.com ou por um dos seguintes Telemóveis 91 445 2151 (Alfacinha de Brito) ou 96 801 3234 (Augusto Fialho).O preço por Participante será de € 30.00, a pagar no Ponto de Encontro / Concentração (10h 30m). A participação está também aberta a Familiares e Amigos.

A GALOPE, A GALOPE, A GALOPE … para PONTE DE LIMA