14 abril 2011

Forças Armadas sem dinheiro para pagar salários

As Forças Armadas estão sem dinheiro para pagar salários e pensões de reserva e para fazer descontos para a Caixa Geral de Aposentações (CGA) e Segurança Social (SS), avança o Correio da Manhã.
De acordo com o jornal, a Marinha, o Exército e a Força Aérea têm em falta quase 223 milhões de euros para fazer face às despesas com o pessoal até ao final deste ano. Deste montante, pouco mais de 151 milhões de euros dizem respeito a salários, 16,76 milhões referem-se a pensões de reserva e 54,7 milhões são relativos a descontos para a CGA e para a SS.

Para cumprir estes compromissos até ao final de 2011, o Exército necessita de 95,67 milhões de euros, a Marinha precisa de 88,54 milhões e a Força Aérea 38,35 milhões de euros.

O Correio da Manhã avança ainda que o buraco orçamental é tão grande que a Secretaria-Geral do Ministério da Defesa já enviou um pedido de ajuda financeira a todos os responsáveis dos Serviços Centrais e às chefias militares. Para além disso, o ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, vai pedir um reforço de verbas a Teixeira dos Santos.

Esta notícia surge um dia depois de o Diário Económico ter revelado que a PSP, a GNR, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a Autoridade Nacional de Protecção Civil e a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, entre outros organismos públicos do Ministério da Administração Interna, estão sem dinheiro para entregar ao Estado a retenção de IRS dos seus funcionários públicos. Isto resulta, na prática, numa dívida fiscal do Estado ao próprio Estado. E a situação, que acontece desde o início do ano, repete-se com os descontos para a CGA e para a SS.

Jorge Marcelino14 de Abril de 2011 11:04

Ver publicação no Facebook