30 abril 2011

Ministério Defesa: vencimentos

DIÁRIO ECONÓMICO

Ministério Defesa volta a pedir antecipação de verbas para pagar salários
Miguel Costa Nunes
29/04/11 00:05
O Estado vai pagar em Maio os salários do Exército pela última vez com verbas extraordinárias: o dinheiro acabou.
O Ministério da Defesa vai pedir pela segunda vez consecutiva ao Ministério das Finanças para que este antecipe verbas que lhe permitem pagar os salários aos militares do Exército em Maio. O pedido às Finanças deverá ser enviado pela secretaria-geral do Ministério da Defesa ainda hoje, ou o mais tardar na próxima segunda-feira, uma vez que o processamento dos salários tem de arrancar até terça-feira, 3 de Maio, e deve estar concluído até dia 7, apurou o Diário Económico.
Segundo fontes militares do Ministério da Defesa estas antecipações de verbas permitiriam garantir o pagamento dos salários ao Exército em Maio e "ir pagando nos próximos meses", enquanto não for realizado o reforço orçamental considerado a "única verdadeira solução do problema". No entanto, estas dificuldades financeiras podem agravar-se caso se confirme a "convicção profunda" do Exército de que os fundos alternativos utilizados em Abril para pagar salários se esgotarão, "por completo", com o pagamento dos salários de Maio.
Em Abril, os salários do Exército foram depositados nas contas dos militares, pela primeira vez na história, com atrasos: um dia mais tarde, com os depósitos a resvalarem do dia 20 para 21 de Abril. As dificuldades orçamentais do Estado justificam a situação actual de incerteza no pagamento de salários que se repete agora em Maio.