11 junho 2010

Os M5 A1 "Stuart" em Angola

«A "Licas", a "Milocas" e a "Gina" percorreram milhares de quilómetros nas picadas do norte de Angola, protegendo e salvando as vidas de muitos homens. Engane-se o leitor que julgue serem três bonitas enfermeiras. Tinham nomes de mulher mas eram de aço, moviam-se sobre lagartas e a sua ração de combate era óleo e gasolina. Os guerrilheiros nacionalistas da FNLA chamaram-lhes “Elefante Dundum”...
Graças à determinação e entusiasmo do então Capitão de Cavalaria Mendes Paulo, três velhinhos carros de combate M5 A1 "Stuart" da 2ª Guerra Mundial, foram os protagonistas de uma aventura sem igual em terras Africanas, ficando para a história como os únicos Tanques usados na guerra do ultramar e os únicos a verem combate em toda a história do exército Português. Resgatados a muito custo do Depósito de Material em Beirolas onde enferrujavam, estes veteranos de muitas batalhas tiveram nova oportunidade de emprego, Pintados de fresco e revistos, embarcaram para Angola em 1967, e até 1972 distinguiram-se em muitas missões de escolta e reconhecimento.»
Este é o início do texto e uma das ilustrações do artigo de Alexandre Gonçalves publicado no Lanceiro - Cadernos Militares n.º 3 agora publicado que pode ser solicitado para jornallanceiro@gmail.com.
Preço 5€ (portes incluídos) e já à venda nas livrarias de Lisboa e Évora (ver em Edições).