24 março 2010

Uma lição de decisão...

QUE REI SOU EU?
Uma antiga e verídica história de JUSCELINO KUBITSCHEK., antigo Presidente do Brasil.
Teferi Makonnen Hailé Selassié, negro, de barba e bigodão, coroado "negus" (imperador) da Abissínia-Etiópia em 1930, "Leão conquistador da Tribo de Judá", "Eleito de Deus", "Rei dos Reis", já com quase 70 anos, veio ao Brasil de 13 a 16 de dezembro de 1960, com enorme comitiva.
Estava jantando com o presidente Kubitschek no novíssimo Palácio da Alvorada, quando se aproxima um assessor e lhe diz qualquer coisa no ouvido. Selassié parou um instante, pensou, voltou a jantar tranquilamente.
Juscelino, perspicaz, percebeu:
- Alguma coisa, Imperador?
- Presidente, acabo de ser deposto por meu filho, na Abissínia (hoje novamente Etiópia). Mas eu sei que o rei sou eu. Não vamos alterar o nosso programa. Quero apenas, quando sairmos daqui, uma audiência reservada com o senhor.
Depois do jantar, foram para o gabinete e Selassié pediu a Juscelino que convocasse o gerente do Citibank. Queria sacar US$ 100 mil para alugar um avião e mandar de volta os cem generais que tinham vindo com ele.
Juscelino chamou, veio o gerente, disse não podia ser. O dinheiro, depositado em nome do País, já tinha sido bloqueado por ordem do novo governo de Adis-Abeba. Só havia uma possibilidade: se o Brasil avalizasse o cheque.
JK mandou chamar o secretário-geral do Itamaraty, Edmundo Barbosa da Silva, que estava respondendo pelo ministério do Exterior, porque o ministro Horácio Lafer estava viajando.
Na hora de assinar o cheque, avalizando-o, o embaixador tremeu tanto que a assinatura não saía. Juscelino tomou-lhe a caneta:
- Ora, Edmundo, me dá isso que eu assino.
Juscelino assinou, avalizou o cheque, Selassié alugou um avião da Panair, embarcou na frente de seus cem generais, cumpriu fielmente todo o programa no Brasil e voltou para Adis-Abeba.
Os três chefes do golpe o "ras" Imru, primeiro-ministro, o general Girmamé Neway, governador de província, e seu irmão Mengistu, comandante da guarda imperial, mataram um grupo de nobres que tinham tomado como reféns, e "suicidaram-se" depois.
Selassié deu uma surra de chicote, no meio da praça central, no filho e príncipe herdeiro, Merede Azimach-Asfa Wessen Hailé Selassié, mandou-o para Londres como embaixador. E continuou imperador até setembro de 74, quando afinal foi deposto e preso por um golpe militar, aos 82 anos.
Que rei sou eu?
Em 74, quando Selassié foi derrubado, perguntei a Juscelino:
- Presidente, e se o 'Leão de Judá'' não conseguisse reassumir?
- O prejuízo seria de US$ 100 mil. Muito mais barato do que deixar e sustentar no Copacabana Palace, e toda noite no Sacha's, cem crioulos, generais abusados, mal-acostumados com o poder total.
E deu uma de suas gargalhadas de janela abertas e olhos fechados.
Parou um pouco, pensou, falou mais para ele do que para mim:
- Tanto faz ser imperador na Etiópia, presidente no Brasil ou prefeito em Diamantina. Chegada a hora de decidir, quem tem que decidir é você, eleito pelo povo ou herdeiro de uma ditadura africana.
Ouve, discute, analisa, mas não pode transferir a decisão. Se transferir, não dá certo.
Na hora ou lá na frente, vai ficar pior. No Governo você tem sempre que saber que rei você é.
(Fonte: Jornal Diário de Pernambuco)