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ASSOCIAÇÃO DE LANCEIROS

RELATÓRIO DO EXERCÍCIO 2010
Lisboa (Ajuda), Março 18, 2011
Senhores Associados,
No cumprimento das disposições legais e estatutárias em vigor, vimos submeter à apreciação de V. Exas. o Relatório de Actividades da Associação e, bem assim, as Contas do Exercício de 2010.
CONSIDERAÇÕES GERAIS E ANÁLISE DA SITUAÇÃO
O Exercício de 2010 decorreu, em geral, sob clima conjuntural particularmente difícil e, sobretudo, em condições muito adversas. De facto, a conjugação de diversos factores geraram situações de alguma complexidade as quais, nem sempre puderam ser atenuadas ou ultrapassadas, devido à nossa pequena dimensão e ao grau de exposição de algumas iniciativas.

Por um lado e tal como já havíamos previsto, o agravamento da crise financeira internacional conjugada com a nossa debilidade económica nacional, cujos contornos estão ainda longe de serem dominados reflectiram-se, desde logo, na rápida deterioração das nossas condições e influenciaram, fortemente, o quotidiano da maioria dos cidadãos. Como não podia deixar de ser, isso também teve impacto no relativo interesse dos Associados pelas nossas actividades e desincentivou, de alguma forma, a realização de certos eventos, cuja probabilidade de sucesso considerámos baixa e duvidosa.

Por outro lado, é relevante deixar aqui evidenciada, a feliz decisão de insistirmos na aprovação da alteração estatutária que, através da Assembleia Geral Extraordinária, no início de Março, permitiu a abertura da Associação a TODOS os Lanceiros que, em qualquer posto ou graduação, serviram o Regimento de Lanceiros 2 e a qual passou a ter a designação de Associação de Lanceiros. Perante a grave situação do país e o relativo desencantamento pelo agravamento das condições, esta justa e salutar abertura contribuiu, de forma muito positiva, para uma maior mobilização da maioria dos Associados, com consequente admissão de Outros Lanceiros e “entusiastas” da ideia. É facto que algumas “saídas” foram registadas, em número inexpressivo as quais, todavia, a Direcção muito lamenta. Em nosso entender, a alteração fez todo o sentido, prevalecendo o bom senso, a amizade e a maturidade da Associação; bom seria que, após o tempo já decorrido, os “desistentes” procedessem à sua voluntária readmissão, sem constrangimentos nem complexos e, muito particularmente, atendendo aos momentos actuais em que, bem mais graves e difíceis preocupações se posicionam, no nosso horizonte nacional e por prazo indeterminado!?

O terceiro factor prendeu-se, naturalmente, com o aspecto financeiro e a escassez de meios. Em período de crise foi entendido, por isso, não propor à Assembleia um aumento da quota anual; evitar que as actividades lúdicas assumissem um valor elevado “per capita”; não enfatizar a “Tenda do Lanceiro” e, até, reconsiderar uma conveniente readaptação das publicações, às actuais condições.

É verdade que, em 2010, registámos um natural crescimento do número de Associados, a partir do 2º Semestre mas, a quotização continuou manifestamente exígua para a realização das actividades programadas. Os Associados devem estar conscientes que, no futuro próximo, terão de ser claramente entendidas e assumidas decisões visando o gradual aumento das Receitas, sem prejuízo das habituais reduções das Despesas. O aspecto ora referido é tanto mais importante quanto é também certo que, as eventuais verbas obtidas com a Publicidade e outros donativos são, cada vez, mais remotas e de valor mais reduzido.

Ao longo de 2010 voltámos a efectuar testes com os eventos que promovemos mas, os “excedentes” financeiros obtidos resultaram francamente residuais e algo artificiais. Valeram a pena pela amizade que proporcionaram mas, na generalidade, não acrescentaram proveitos financeiros, dignos de registo.

Pelos factos apontados, o Exercício de 2010 resultou particularmente difícil. Assim sendo, o Programa de Actividades inicialmente projectado teve de ser ajustado às novas condições, de forma a manter um equilíbrio digno, discreto, equilibrado e pouco pesado para o saldo disponível.
ACTIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO
Apesar das dificuldades que foram sentidas e de algumas contrariedades que tiveram de ser ultrapassadas, em 2010 foram executadas várias actividades de grande importância para o futuro da Associação de Lanceiros e as quais só tiveram êxito pelo elevado brio, empenhamento e espírito de equipa da Direcção e de todos os Membros dos Órgãos Sociais. Porém, é ainda relevante e gratificante reconhecer o apoio e a contribuição desinteressada que nos foram prestados por vários Associados Fundadores e Amigos diversos que, com os seus conselhos, sugestões e dicas nos permitiram rever e readaptar os novos Estatutos da Associação de Lanceiros, cuja concretização foi possível, no 1º Semestre de 2010. Por isso, este desafio foi o mais importante do Exercício culminando com a escritura notarial, Registo Fiscal, publicação e distribuição dos Estatutos por Todos os Associados e aprovação da nova Ficha de Inscrição. Cabe aqui registar uma palavra de muita gratidão e de profundo reconhecimento à Drª Lénia Lopes (Advogada) que, com muita amizade e total disponibilidade participou, ajustou e acompanhou, formalmente, todos os procedimentos legais posteriores à aprovação dos Estatutos na Assembleia Geral Extraordinária de Março e sem qualquer custo para a Associação de Lanceiros.

No início de Fevereiro, fomos convidados e estivemos presentes, mais uma vez, nas Cerimónias do Aniversário do Regimento e as quais decorreram com muito brio e dignidade, como habitualmente.

Em princípios de Abril e após um longo trabalho que decorreu da Assembleia Geral Extraordinária de Março, já atrás referida, conseguimos realizar ainda a Assembleia Geral Ordinária relativa ao Exercício de 2009 e Programa de Actividades para 2010.

Em finais de Maio, organizámos um novo Encontro de Lanceiros em Guimarães o qual, além dum interessante grupo de Associados e Amigos, contou ainda com um Programa histórico muito curioso e animado, tanto ao longo do itinerário apeado como, também, na Pousada de Santa Marinha. Foram momentos muito agradáveis que, no meio duma “cabidela”, proporcionaram reencontros e, também, a presença dos primeiros novos Associados, ao abrigo dos novos Estatutos.

Depois, em 10 de Junho, a Direcção esteve novamente presente nas Cerimónias relativas ao Encontro Nacional de Combatentes que decorreram no Mosteiro dos Jerónimos (Missa Solene) e no Monumento aos Combatentes do Ultramar, junto à Torre de Belém, em Lisboa. Ainda em Junho, assistimos no Regimento de Lanceiros 2 ao 12º Concurso de Equitação do RL 2 e o qual, além dum largo número de participantes contou, ainda, com vasta assistência e grande animação.

Em meados de Julho e, portanto já em pleno Verão, decidimos dar mais uma originalidade aos nossos eventos e, a par duma visita ao Castelo de Sines e Centro Histórico local ( Por Terras de…Vasco da Gama ), efectuámos um mini - Safari “alentejano” ao Badoca Parque e terminámos com uma “sardinhada” na belíssima Praia da Vieirinha. Esta foi mais uma ocasião para nos juntarmos com Associados e Amigos – alguns da Região Sul – e, também receber novos Associados.

Em meados de Setembro, estivemos presentes na despedida do então Comandante do Regimento Cor. Cav. Cruz Silva e, posteriormente, na tomada de posse do novo Comandante, Cor. Cav. Carlos Matos Alves.

Após as férias, decidimos organizar novo Encontro de Lanceiros mas, desta vez, na Zona Centro – Aljubarrota e Batalha. Terá sido este, porventura, um dos eventos mais entusiasmantes e “vividos” do ano e que, em meados de Novembro, contemplou a visita ao Campo de Aljubarrota e ao Mosteiro da Batalha. Tendo a superior participação e coordenação do Cor. Inf. Américo Henriques (Aljubarrota) e do Sr. Travaços Santos (Mosteiro da Batalha) puderam, os Participantes (e, eram muitos, atendendo ao habitual…), “viver e sentir” momentos gloriosos da nossa História! O dia acabou tarde, em alegre “cavaqueira”, num agradável e típico restaurante em S. Mamede….

Como habitualmente e no final de Novembro teve lugar, no Regimento de Lanceiros 2, a Assembleia Geral Ordinária para apresentação do Programa de Actividades de 2011 e a qual também foi aproveitada para se proceder à Eleição da Direcção e dos restantes Órgãos Sociais da Associação, para o triénio 2011-2013. A ocasião serviu, de igual modo, para efectuarmos o nosso Almoço de Natal o qual, ultimamente e por gentileza do Comando tem tido lugar no Regimento. Esta é sempre uma excelente oportunidade para “refrescar” a nossa memória e relembrar “os anos que já lá vão…”.

Mas, se é verdade que todo este trabalho foi realizado para todos e com a colaboração de todos, o que também deve ser referido é que as nossas actividades incluiram, ainda, a preparação, execução e distribuição de 2 (dois) CADERNOS MILITARES (semestral) e, bem assim, 10 (dez) números do “SOMOS LANCEIROS”(mensal, com exclusão de Agosto e Setembro). Em adicional, uma regular actualização das informações da Associação, via Internet e, ainda, várias comunicações escritas, ao longo do ano, através das quais fomos informando os Associados sobre os aspectos ou notícias mais relevantes. Cabe aqui referir uma palavra de louvor e de agradecimento ao Associado Santos Costa o qual, através dum excelente trabalho de coordenação, já publicamente reconhecido, teve uma intervenção permanente e cuidadosa na preparação, execução e distribuição das publicações da Associação e sua evolução qualitativa.

No capítulo das Reuniões, a Direcção reuniu mensalmente e, sempre que necessário, foram efectuadas outras Reuniões sectoriais. Das Reuniões Ordinárias foram lavradas Actas, totalmente disponíveis e de acesso livre a Todos os Associados. De igual modo e conforme já referido, as Assembleias Gerais Ordinárias foram efectuadas e, quando necessário, as Sessões Extraordinárias foram convocadas, em conformidade com os Estatutos. Ao abrigo dos Estatutos e em sua estreita consonância, sempre consultámos o Presidente do Conselho Superior quando achámos conveniente e, bem assim, requisitámos a sua prévia presença nas Reuniões da Direcção, aquando da preparação e elaboração da Proposta de Alteração Estatutária, que apresentámos na Assembleia Geral Extraordinária de Março de 2010. Antes desta Assembleia estivemos também presentes, por Convite, numa Reunião do Conselho Superior e, durante a qual, explicámos o conteúdo da Proposta anteriormente referida.

Quanto aos Almoços semanais das 4ª feiras (Lisboa) e apesar de ter havido uma mudança do local, devidamente anunciada no “SOMOS LANCEIROS”, continuaram a realizar-se e estão abertos a todos os que neles desejem participar. Trata-se duma iniciativa não formal mas, totalmente apoiada e participada pela Direcção, sempre que possível.

No final do Exercício que, aliás, também correspondeu ao final do mandato e conforme previsto nos actuais Estatutos, ao abrigo do apoio e da solidariedade social procedemos à entrega de 24 Cabazes de Natal (com produtos alimentares de maior prioridade) para outras tantas Famílias necessitadas, sendo que: 8 foram entregues à Freguesia de Belém; 8 à Freguesia da Ajuda e 8 ao Capelão Militar do Regimento, totalizando o valor de € 700.00 (Setecentos Euros). Neste capítulo já, em Fevereiro, havíamos entregue um donativo de € 1,000.00, através duma conta bancária específica, visando as vítimas dos temporais da Madeira.

Como última iniciativa do Exercício aprovámos e mandámos executar, pela primeira vez, um pequeno Calendário de bolso, para 2011 e o qual foi expedido em Janeiro último, para todos os Associados.

Finalmente, deixar ainda registado que, o novo Guião da Associação, foi executado no 2º Semestre de 2010 e gentilmente oferecido pelo nosso Associado Augusto Fialho, actual Vice-Presidente e a quem se deixa o agradecimento correspondente.

Quanto ao movimento de Associados (activos) e, embora, só no 2º Semestre do Exercício tenhamos aberto as Inscrições, verificámos uma gradual entrada de Novos Aderentes e a que correspondeu a seguinte evolução: em 31/12/2008 (220 Associados); em 31/12/2009 (209 Associados); em 31/12/2010 (265 Associados) e, em 18/02/2011 (274 Associados) sendo que, o nosso Objectivo para 31/12/2011 é de 365 Associados. Apenas 6 Associados entenderam cancelar a sua Inscrição na Associação, por virtude da alteração estatutária aprovada em Março de 2010.



RESULTADOS DO EXERCÍCIO
Observando as principais rubricas que geraram os Proveitos e os Custos do Exercício, registamos um Prejuízo de € 1,867.83 o qual foi afectado pela contabilização do donativo concedido, no início do Exercício, para as vítimas dos temporais na Madeira. É ainda importante referir que, os custos dos Eventos regionais foram cobertos pelas receitas correspondentes e que a Tenda do Lanceiro confirma, plenamente, os objectivos e as expectativas que levaram à concretização desta ideia. Confirma-se, de igual modo, a tendência de redução das receitas provenientes da Publicidade e dos donativos dos Patronos.

Quanto ao prejuízo do Exercício propõe-se que, o mesmo, seja transferido para Resultados Transitados.

PREVISÕES PARA 2011
Face à situação que ocorreu no Exercício findo e às dificuldades que, ao longo do ano, foram sentidas na economia portuguesa é com grande preocupação que olhamos para 2011. Na verdade e para além dum forte desequilíbrio orçamental subsiste um agravamento financeiro muito profundo que, condicionando o desenvolvimento económico, acaba por dificultar o nosso necessário e urgente desenvolvimento, com vista à rápida recuperação conjuntural . Estamos, por isso, num momento muito complicado e o nosso tecido empresarial dificilmente encontrará as medidas adequadas para, por si só, encontrar as soluções e aliviar as pressões. Isso significa e à semelhança do que referimos no ano transacto que, qualquer pequena Associação como a nossa, terá de buscar a sua actual sobrevivência, mais pela via dos Associados e, não tanto, pela via da Publicidade e dos possíveis Patrocinadores.

É pois, por isso, que a quotização é muito importante a qual, não podendo ser aumentada “per capita” terá de o ser, todavia, através da entrada de maior número de Associados. Acreditamos que, apesar da actual situação de crise, ainda exista um vasto número de Lanceiros que, se avisados e convidados, estejam disponíveis para aderir à nossa Associação e nela participar. Por outro lado, é fundamental que todos os Associados também compreendam e aceitem o princípio de que os Eventos Regionais, para além de fomentarem os reencontros e gerarem novos Associados devem pagar-se a si próprios, integralmente e libertando, até e se possível, algum pequeno residual para reforço da Associação, de forma a cobrirem os imprevistos, o risco de perdas e/ou a parcial absorção do saldo disponível. Através doutras iniciativas diversas a obtenção de receitas é sempre importante as quais, no final, também irão contribuir para o outro objectivo da Associação, de âmbito social.

Dado que as perspectivas para 2011 e, muito provavelmente, os anos mais próximos serão de grande carência e de incerteza, não acreditamos que a Associação se possa financiar, nos próximos tempos, de forma muito diferente daquela que atrás referimos.

De qualquer modo, acreditamos que a Associação cresça, sustentadamente, em 2011 com a necessária prudência, bom senso, compreensão generalizada e controlo financeiro adequado.

VOTO DE PESAR
Dado que, em 2010, registámos o falecimento de alguns Associados, a Direcção deseja lavrar um voto de profundo pesar por todos aqueles nossos Amigos que desapareceram, durante o referido Exercício.

AGRADECIMENTOS
Por último, agradecemos: - Aos Associados, a confiança que depositaram em nós e a colaboração que, nos prestaram ao longo de 2010, participando e/ou contribuindo nas iniciativas que promovemos; - À instituição Bancária com quem trabalhámos, a disponibilidade que nos concederam; - Aos Fornecedores, Órgãos Sociais e Consultivos da Associação os quais, com o seu conselho e permanente disponibilidade, muito nos ajudaram e apoiaram na gestão e na consolidação da nossa actividade, ao longo do Exercício;

- À Dra. Lénia Lopes que, na qualidade de Advogada e Amiga, pela sua vasta experiência profissional e conhecimentos técnicos, connosco colaborou, sem qualquer custo para a Associação, no processo de formalização legal relativo à alteração estatutária, anteriormente referida;

- Um voto muito especial do nosso reconhecimento e apreço ao Regimento de Lanceiros 2 e aos seus Exmos. Comandantes Cor. Cav. Cruz Silva e Cor. Cav. Carlos Matos Alves os quais, em todos os momentos e sempre que solicitados, sempre estiveram disponíveis, apoiando e incentivando as nossas iniciativas, com especial ênfase para todas aquelas que, gratamente, decorreram no Regimento;

- Uma referência de grande amizade e profundo agradecimento ao Cor. Cav. Cruz Silva, como Comandante do Regimento e como Associado activo pelo grande empenho, confiança, disponibilidade e dinamismo que sempre transmitiu à Direcção e ao seu pessoal e pronto envolvimento, em momentos críticos da vida da Associação. Na sua qualidade de Presidente do Conselho Superior sempre esteve disponível para nos aconselhar e connosco partilhar a decisão mais adequada e conveniente.
Lisboa (Ajuda), Março 18, 2011
ASSOCIAÇÃO DE LANCEIROS
A DIRECÇÃO
Luís David e Silva Luís Alfacinha de Brito Augusto Fialho
Vice Presidente Presidente Vice Presidente
Eduardo Nery Luís Athaíde
Vogal Vogal

DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS LÍQUIDOS

EXERCICÍCIO DE 2010
PROVEITOS 2009 - 2010
Quotas dos Sócios do exercício 1.184,70 - € 2.490,00 €
Quotas dos Sócios de exercícios anteriores 1.680,00 - € 449,98 €
Quotas dos Sócios de exercícios posteriores 849,98 € - 795,00 €
Eventos realizados 2.603,00 - € 3.655,00 €
Juros de Aplicação Financeira 190,42 € - 364,62 €
Vendas da Tenda do Lanceiro 998,50 € - 603,65 €
Donativos de Sócios 76,45 € - 520,20 €
Publicidade nas Publicações 3.050,00 € - 2.600,00 €
Venda de Publicações 25,00 € - 675,60 €
Patronos 1.512,00 € - 1.195,96 €
Total: 12.170,05 € - 13.350,01 €
Resultados Negativos do Exercicio 1.645,00 € - 1.867,83 €
13.815,05 € - 15.217,84 €
CUSTOS
Secretaria/Tipografia 45,99 € - 96,30 €
Secretaria/Diversos 437,60 € - 991,39 €
Secretaria/Despesas Notariais 33,70 € - 646,54 €
Secretaria/Correios 172,23 € - 225,45 €
Assembleias Gerais/Correios e Tipografia 8,09 € - 589,37 €
Eventos realizados 3.476,96 € - 3.567,64 €
Valor de compra dos p/vendidos na Tenda do Lanceiro 434,50 € - 260,88 €
Publicação "Somos Lanceiros" - Tipografia 2.020,01 - € 2.024,52 €
Publicação "Cadernos Militares" - Tipografia 5.430,00 - € 3.780,00 €
Publicação "Somos Lanceiros" - Correios/consumiveis 1.260,97 € - 824,36 €
Publicação "Cadernos Militares" - Correios/consumiveis 495,00 € - 583,89 €
Donativos a Entidades Privadas - € 1.627,50 €
Total: 13.815,05 € - 15.217,84 €
ASSOCIAÇÃO DE LANCEIROS
Vice-Presidente e Tesoureiro
Belém, Janeiro de 2011
Mês Receita Despesa Saldo



A.L.-Saldos de Caixa e Bancos do Ano - 2010


BANCOS D.O.
Receita - Despesa - Saldo
JANEIRO 2.696,67 € - 350,00 € - 2.346,67 €
FEVEREIRO 800,00 € - 1.115,00 € - -315,00 €
MARÇO 1.449,18 € - 1.000,26 € - 448,92 €
ABRIL 149,98 € - 540,04 € - -390,06 €
MAIO 1.095,00 € - 1.283,99 € - -188,99 €
JUNHO 142,30 € - 520,02 € - -377,72 €
JULHO 4.805,00 € - 4.591,00 € - 214,00 €
AGOSTO 225,00 € - 65,02 € - 159,98 €
SETEMBRO 439,62 € - 15,00 € - 424,62 €
OUTUBRO 105,00 € - 515,00 € - -410,00 €
NOVEMBRO 312,85 € - 1.175,00 € - -862,15 €
DEZEMBRO 2.115,00 € - 1.100,00 € - 1.015,00 €
Totais até ao último mês 14.335,60 € - 12.270,33 € - 2.065,27 €
CAIXA
JANEIRO 350,00 € - 295,64 € - 54,36 €
FEVEREIRO 127,00 € - 661,69 € - -534,69 €
MARÇO 714,26 € - 160,90 € - 553,36 €
ABRIL 704,54 € - 378,55 € - 325,99 €
MAIO 1.853,42 € - 2.188,89 € - -335,47 €
JUNHO 541,02 € - 617,73 € - -76,71 €
JULHO 1.322,50 € - 1.096,99 € - 225,51 €
AGOSTO 73,02 € - 174,42 € - -101,40 €
SETEMBRO 25,00 €  - 0,00 € - 25,00 €
OUTUBRO 702,00 € - 700,45 € - 1,55 €
NOVEMBRO 3.742,50 € - 3.745,90 € - -3,40 €
DEZEMBRO 1.145,00 € - 1.241,45 € - -96,45 €
Totais até ao último mês 11.300,26 € - 11.262,61 € - 37,65 €
APLICAÇÔES
terça-feira, 15 de Março de 2011 Página 1 de 2
Mês Receita Despesa Saldo
A.L.-Saldos de Caixa e Bancos do Ano - 2010
JANEIRO 23.500,00  € - 0,00 € - 23.500,00 €
JULHO 0,00 € - 3.500,00 € - -3.500,00 €
Totais até ao último mês 23.500,00 € - 3.500,00 € -20.000,00 €
Totais Acumulados até ao mês 49.135,86 € - 27.032,94 € - 22.102,92 €
terça-feira, 15 de Março de 2011