29 julho 2010

Basil Davidson

Morreu um velho inimigo de Portugal, Basil Davidson, acérrimo defensor dos movimentos terroristas do nosso Ultramar, e que Jorge Sampaio condecorou como Presidente da República. Acreditava que quando os povos de África atingissem a independência tudo seria o melhor dos mundos. Viu-se...
No entanto, algumas evidências dificilmente pode esconder o que o levou a confessar que os portugueses se batiam muito bem na Guiné.
Basil Davidson era um jornalista inglês politicamente orientado. Na II GM combateu na antiga Jugoslávia ao lado de Tito, dedicando-se mais tarde a propagandear as guerras de África, com particular dedicação às conduzidas por Portugal na defesa das suas fronteiras, especialmente as da Guiné, sempre do ponto de vista do IN.
O diário inglês "Guardian" sublinhou o particular gozo que lhe deu a ironia de ter sido condecorado, em 2002, pelo Presidente Sampaio, nem mais nem menos, com a Medalha de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, que como é sabido, visa distinguir a prestação de serviços relevantes a Portugal...
Em entrevista ao Expresso em 2001, declarou, referindo-se à Guiné: «O Exército português defendeu-se muito bem, era muito forte e não desmoralizou».
JMSC