17 julho 2010

A Esquadra 504 “Linces” da FAP


A Esquadra 504 “Linces”, sedeada na Base Aérea Nº6, localizada na margem esquerda do rio Tejo (próximo da cidade do Montijo), em frente a Lisboa, opera as aeronaves FALCON 50 e 20, celebrou no dia 12 de Janeiro, o seu 25º Aniversário.
De entre as missões da Esquadra 504 destacam-se a de transporte de órgãos para transplante e a de transporte de altas entidades do Estado.
"Porque é que existe esta missão?" questiona-se e responde o TCor Pil Av Brandão Ferreira:
"Pois, porque só a FA tem a capacidade e a flexibilidade de, no âmbito temporal e espacial, em apoiar este tipo de operação, já que a grande parte das missões são inopinadas e têm um tempo de duração incerto. Permite ainda um grau de segurança física maior. Além disso, exige-se às empresas civis um grau de eficiência elevado, que não é compatível com ter meios disponíveis para estas missões (além do seu elevado custo). Já assim não acontece com a FA que, sendo um ramo militar, a eficácia prefere, devendo ter sempre potencial disponível, para qualquer necessidade que surja.
Ora tudo isto só se consegue com uma estrutura de comando e controle adequado e com aquilo a que se convencionou chamar de “condição militar”. De facto é esta característica que permite a disponibilidade de tempo e lugar e de um lote alargado de exigências e restrições individuais, que garantem o cumprimento de todas as missões em toda e qualquer circunstância.
Isto é verdade para a FA (e para todos os restantes militares), mas não é verdade para os civis."