04 janeiro 2011

Roberto de Moraes

Faleceu, no passado dia 17 de Dezembro, Roberto Duque de Moraes, colaborador frequente das nossas publicações e sócio convidado da Associação de Lanceiros.
Jornalista, estudioso e conhecedor, profundo e rigoroso, da "coisa militar" e de História, colaborou no jornal "Lanceiro", desde o n.º 4 de Setembro de 1999, com uma elaborada descrição da "Carga da Brigada Ligeira", que, em sua homenagem, republicaremos no número n.º 5 dos Cadernos Militares.
a sua vasta, diversificada e instrutiva colaboração: "Postos e Insígnias actuais do Exército português", "Mouzinho, o Olvidado", "Carlos Selvagem - Oficial, Escritor e 2.º Cmdt do 2", "Heróis e Anti-Heróis nas Guerras de África", "Jünger - O Combatente Exemplar", "D. Pedro V", "As Carcelas de Gola do Grande Unforme", "1.º Centenário de Tomás Alcaide - Um Grande Cantor que também serviu no 2" e "As Cores da Cavalaria na "Bundeswehr"", contou com a sua mestria sobre: "Joaquim Mouzinho de Albuquerque", "Há 50 anos caiu Dien Bien Phu", " Notas sobre os Postos de Oficial General do Exército Português ao longo dos tempos", "Coolela: Um Combate decisivo", "Nuno Álvares em Valverde" e "Presidentes Militares de Portugal".
Presente também nos Cadernos Militares, onde, no n.º 4, a sair muito brevemente, completa a série de artigos, dos nºs 2 e 3, sobre as "Tentativas e Golpes Militares em Portugal do 28 de Maio de 1926 ao 25 de Abril de 1974".
Perdemos um amigo, um entusiasta colaborador desta nossa aventura redactorial que muito contribuiu para a qualidade e divulgação das publicações "Lanceiro".