24 março 2011

Associação de Lanceiros



Do RELATÓRIO DO EXERCÍCIO 2010 a apresentar na próxima Asembleia Geral no dia 6 de Abril às 14H30 no RL2.

Considerações gerais
O Exercício de 2010 decorreu, em geral, sob clima conjuntural particularmente difícil e, sobretudo, em condições muito adversas. De facto, a conjugação de diversos factores geraram situações de alguma complexidade as quais, nem sempre puderam ser atenuadas ou ultrapassadas, devido à nossa pequena dimensão e ao grau de exposição de algumas iniciativas.(...)

Alteração Estatutária

Por outro lado, é relevante deixar aqui evidenciada, a feliz decisão de insistirmos na aprovação da alteração estatutária que, através da Assembleia Geral Extraordinária, no início de Março, permitiu a abertura da Associação a TODOS os Lanceiros que, em qualquer posto ou graduação, serviram o Regimento de Lanceiros 2 e a qual passou a ter a designação de Associação de Lanceiros(...)

Receitas
É verdade que, em 2010, registámos um natural crescimento do número de Associados, a partir do 2º Semestre mas, a quotização continuou manifestamente exígua para a realização das actividades programadas. Os Associados devem estar conscientes que, no futuro próximo, terão de ser claramente entendidas e assumidas decisões visando o gradual aumento das Receitas, sem prejuízo das habituais reduções das Despesas. (...)

Acção Social

No final do Exercício que, aliás, também correspondeu ao final do mandato e conforme previsto nos actuais Estatutos, ao abrigo do apoio e da solidariedade social procedemos à entrega de 24 Cabazes de Natal (com produtos alimentares de maior prioridade) para outras tantas Famílias necessitadas, sendo que: 8 foram entregues à Freguesia de Belém; 8 à Freguesia da Ajuda e 8 ao Capelão Militar do Regimento, totalizando o valor de € 700.00 (Setecentos Euros). Neste capítulo já, em Fevereiro, havíamos entregue um donativo de € 1,000.00, através duma conta bancária específica, visando as vítimas dos temporais da Madeira.

N.º de Associados
Quanto ao movimento de Associados (activos) e, embora, só no 2º Semestre do Exercício tenhamos aberto as Inscrições, verificámos uma gradual entrada de Novos Aderentes e a que correspondeu a seguinte evolução: em 31/12/2008 (220 Associados); em 31/12/2009 (209 Associados); em 31/12/2010 (265 Associados) e, em 18/02/2011 (274 Associados) sendo que, o nosso Objectivo para 31/12/2011 é de 365 Associados

 Agradecimento
Uma referência de grande amizade e profundo agradecimento ao Cor. Cav. Cruz Silva, como Comandante do Regimento e como Associado activo pelo grande empenho, confiança, disponibilidade e dinamismo que sempre transmitiu à Direcção e ao seu pessoal e pronto envolvimento, em momentos críticos da vida da Associação. Na sua qualidade de Presidente do Conselho Superior sempre esteve disponível para nos aconselhar e connosco partilhar a decisão mais adequada e conveniente.

PREVISÕES PARA 2011
A quotização é muito importante a qual, não podendo ser aumentada “per capita” terá de o ser, todavia, através da entrada de maior número de Associados. Acreditamos que, apesar da actual situação de crise, ainda exista um vasto número de Lanceiros que, se avisados e convidados, estejam disponíveis para aderir à nossa Associação e nela participar.

- Ver (acima) a totalidade em R&Contas.