09 fevereiro 2010

Irreverências sobre a Guerra -1

«Sou um "guerradicto", um marrão de temas bélicos», assim se define Gary Brecher, o autor de "Ward Nerd" ("o marrão da guerra"), que dedica até 15 horas diárias a rebuscar na net documentos sobre guerras e a tirar conclusões.
Da introdução do livro em espanhol, "Hazanas y chapuzas bélicas" (Heroísmos e trapalhadas bélicas), citamos:
- «Nem os pacifistas estão dispostos a devolver o que a guerra lhes deu: a casa onde vivem, as ruas onde vão de carro (...) se vivem nos Estados Unidos, estão em terreno ganho por conquista.»
- «Uma das mentiras habituais é que a guerra trás tragédia para todos. Os russos têm um ditado mais verdadeiro "A guerra é mãe para uns e madastra para outros". Falei com uns tipos que estiveram na 2.ª Guerra Mundial e chamou-me a atenção que quanto mais envelheciam menos vontade tinham de falar da sua vida de civis. Nada significava tanto (...) como aqueles anos de uniforme.»
- «A guerra foi sempre a melhor maneira de demonstrar que algo é importante. Di-lo com sangue. Queres essas terras? Pois dispõe-te a morrer por elas. Melhor ainda: como diría Patton [General], dispôe-te a matar por elas»
Voltaremos ao assunto.