11 fevereiro 2010

O aeroporto de Chicago tem o nome de um herói da 2.ª Guerra Mundial




A Segunda Guerra Mundial produziu muitos heróis. Um deles foi o Comandante Butch O'Hare. Era um piloto de caça, com base no porta-aviões Lexington, no Pacífico Sul.
Um dia, a sua esquadrilha foi enviada numa missão. Durante o voo, viu, no painel do combustível, que se tinham esquecido de encher os depósitos. Não tinha combustível suficiente para completar a missão e voltar ao navio.
O cmdt do vôo ordenou-lhe que voltasse ao porta-aviões. Relutantemente, saiu da formação e iniciou a volta à base.
Quando estava de volta ao navio-mãe viu algo que lhe gelou o sangue: uma esquadrilha de aviões japoneses voava na direcção da esquadra americana. Com os seus caças longe, a esquadra estava indefesa Não podia voltar à sua esquadrilha nem avisá-los da aproximação do perigo.
Havia apenas uma coisa a fazer. Teria que desviá-los da esquadra de alguma maneira.
Afastando todos os pensamentos sobre a sua segurança pessoal, picou sobre a formação de aviões inimigos.
Os seus canhões calibre 50, montados nas asas, dispararam enquanto atacava um surpreendido avião japonês e em seguida outro...
Butch voou dentro e fora da formação, agora rompida, e incendiou tantos aviões quanto possível, até que as suas muniçõs acabaram.
Ainda assim, ele continuou o ataque. Picava na direção dos aviões, tentando destruir e danificar tantos aviões inimigos quanto possível, tornando-os impossibilitados de voar. Finalmente, a desorientada esquadrilha japonesa partiu noutra direção.
Profundamente aliviado, Butch O'Hare, e o seu avião danificado, dirigiu-se para o porta-aviões.
Logo à chegada informou os superiores sobre o acontecido.
O filme da máquina fotográfica montada no avião contou a história em detalhe. Mostrou a extensão da ousadia de Butch em atacar uma esquadrilha japonesa para proteger a esquadra. Na realidade, ele tinha abatido cinco aeronaves inimigas.
Isto ocorreu no dia 20 de fevereiro de 1942, e, por aquela acção, Butch tornou-se o primeiro Ás da Marinha americana na 2ª Guerra Mundial, e o seu primeiro Aviador Naval a receber a Medalha de Honra do Congresso.
No ano seguinte Butch morreu num combate aéreo com 29 anos de idade.
A sua cidade natal não permitiu que a memória deste herói da 2ª Guerra desaparecesse, e hoje, o Aeroporto O'Hare, o principal de Chicago, tem esse nome em Honra à coragem deste grande homem.
Assim, se passar no O'Hare International, pense nele e vá ao Museu comemorativo sobre Butch, visitando a sua estátua e a Medalha de Honra. Fica situado entre os Terminais 1 e 2.